ENSINO FUNDAMENTAL 1
Depois da fase de exploração na educação infantil, chegou o momento de seguir na trajetória do aprendizado com passos cada vez mais firmes. É no ensino fundamental I, período também conhecido como anos iniciais, que os alunos consolidam o seu processo de alfabetização e desenvolvam habilidades essenciais de raciocínio lógico matemático
No entanto, a etapa que vai do 1º ao 5º ano é muito mais que isso. Ela integra e aprofunda os conhecimentos apresentados na educação infantil, desenvolvendo novas habilidades em diferentes áreas, inclusive na compreensão do ambiente social em que as crianças estão inseridas.
A perspectiva pedagógica do Pilar está alicerçada em um conjunto de valores que é norteado por dez competências gerais da educação básica como o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, imprescindíveis para cada aluno.
Percorrendo o caminho da aprendizagem
Nós acreditamos que o meio social tem um papel determinante na qualidade do aprendizado. Se este for rico em estímulos, estimular a curiosidade, contribuir com ferramentas para o desenvolvimento de novas habilidades, todo o processo será muito mais prazeroso para o aluno.
É por isso que trabalhamos com uma proposta educativa que valoriza situações lúdicas de aprendizagem. Além disso, é um projeto que articula o trabalho com as experiências anteriores dos estudantes. Ao mesmo tempo em que eles seguem em frente, não deixam de olhar para trás em busca do que está na base.
Esse período é marcado pela progressão de múltiplas aprendizagens, o que tem a ver diretamente com o domínio da leitura, escrita e do raciocínio lógico matemático. Essa é a base que sustenta o ensino fundamental 1, especialmente nos dois primeiros anos.
Para sanar possíveis demandas pedagógicas existentes dos estudantes, contamos com o PEA - Programa de Extensão da Aprendizagem. Nesse programa, os alunos têm acesso a aulas extra turno com monitoria, e recebem acompanhamento para que continuem a progredir, sempre que houver demanda.
A perspectiva educacional de fundamentação sociointeracionista, adotada pela instituição, percebe o desenvolvimento humano como uma relação mútua, uma interação entre os indivíduos e o foco passa do ensino para a construção da aprendizagem e do conhecimento, levando em conta a individualidade, o jeito de ser e de aprender de cada um.
Projetos que estimulam o gosto pelo conhecimento no ensino fundamental I
O Pilar construiu a sua proposta pedagógica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com base nas dez competências gerais da Educação Básica e os quatro pilares da educação. Mas a instituição vai além dos conteúdos básicos e dos currículos. Ela faz com que os estudantes ampliem os seus conhecimentos através de outras atividades.
Confira abaixo alguns dos projetos que a escola mantém com o objetivo de fomentar relações ensino/aprendizagem ainda mais saudáveis e prazerosas.
Aula de Robótica
O foco do nosso trabalho é a preparação dos estudantes para o futuro. Portanto, precisamos oferecer estratégias e proporcionar o desenvolvimento de habilidades que vão de encontro a esse contexto. Aptidão com tecnologia certamente é uma delas e foi a partir dessa constatação que surgiu a Jornada Z.
Em parceria com a Zoom Education, o Pilar disponibiliza aulas de Robótica para todos os alunos do ensino fundamental I (1º ao 7º ano). As propostas desses encontros variam desde atividades diferenciadas até programas mais estruturados e desafiantes. Todas as práticas se integram em uma verdadeira jornada de aprendizagem.
Aula de Xadrez
O xadrez é comprovadamente uma atividade com inúmeros benefícios para o cérebro, pois fortalece a concentração, estimula a memória, o raciocínio lógico e ainda desperta a criatividade. Não à toa, em 1786, Johann Wolfgang von Goethe já afirmava que “o xadrez é a ginástica da inteligência”.
Os nossos alunos têm um tempo dedicado ao jogo, que é excelente para o desenvolvimento da habilidade de tomada de decisão. Além das aulas, organizamos os campeonatos de xadrez todos os anos para os estudantes deste ciclo.
Aula Vida - Formação de Líderes
A formação de líderes também é uma meta do Pilar Instituto de Educação. A instituição quer que, além de cidadãos cientes do seu papel na sociedade, os estudantes sejam também homens e mulheres capazes de assumir posições de responsabilidade, influenciar, inspirar e causar um impacto positivo.
O conceito da Aula Vida é baseado nos 7 hábitos das crianças altamente eficazes, valores e princípios defendidos por Sean Covey no seu best-seller. Nesses encontros, são trabalhadas habilidades socioemocionais, como a escuta ativa, empatia e a autonomia.
Os estudantes definem em conjunto com os professores e o restante da turma quais lideranças eles podem exercer em contexto escolar. A seguir, cada aluno permanece na liderança que escolheu pelo tempo que achar necessário para desenvolver as suas habilidades e servir de exemplo para os outros.
O objetivo da Aula Vida é tornar os alunos eficazes na hora de aprender a conduzir seus hábitos através de conhecimento, talento e desejo. É uma introdução à liderança pessoal.
O plano de aula para o ensino fundamental I do Pilar conta ainda com diversos outros programas que acontecem ao longo do ano como os Desafios Racha a Cuca, Concurso de Redação, Campeonato de Câmbio, Aula Aberta, Dia do Cabelo Maluco, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Concurso Canguru de Matemática Brasil, Provinhas SAS e Torneios de Xadrez